Entre os dias 6 e 9 de outubro, o Pavilhão de Carapina, localizado em Vitória (ES), foi palco da 80ª edição do maior evento nacional da área tecnológica, a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). Os números do evento falam por si só: mais de 6,5 mil profissionais, estudantes e lideranças reunidos por 4 dias, com uma programação de 300 horas de atividades e mais de 200 palestrantes. 

Com o tema “Engenharia, Agronomia, Geociências, Sustentabilidade e Transformação Digital: Projetando caminhos para o futuro do Brasil”, o evento destacou a importância da infraestrutura e dos profissionais da área tecnológica para o desenvolvimento sustentável do país. 

O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, celebrou a conclusão de mais uma edição do evento. “Saímos da 80ª SOEA com a convicção de que o Sistema está mais forte e coeso. O sucesso deste encontro demonstra que estamos preparados para enfrentar os desafios do amanhã e consolidar o valor inestimável das nossas profissões para a nação”. 

“A SOEA é um verdadeiro celeiro de conhecimento e inovação. Estamos renovados e com uma clareza ainda maior sobre o papel da Engenharia, da Agronomia e das Geociências na construção de um futuro mais sustentável e tecnológico. As discussões que acompanhamos aqui se traduzirão em ações e projetos concretos para o nosso estado”, afirmou a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey. 

Com uma das maiores delegações do país, composta por cerca de 300 profissionais, o Crea-SP marcou presença no centro dos debates, contribuindo ativamente para as discussões que definirão o futuro da área. “A participação da delegação demonstra o comprometimento com o fortalecimento do Sistema Crea/Confea e Mútua. Isso evidencia o protagonismo do Crea-SP na troca de experiências, na disseminação de boas práticas e na construção de políticas integradas para o setor”, explicou o Eng. Hernane Rodrigues dos Santos, conselheiro do Crea-SP e membro da delegação. 

 Profissionais paulistas disseminaram conhecimento 

A Eng. Fabiana Albano, ex-conselheira do Crea-SP e atual diretora técnica do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE-SP), participou do painel “Vícios Construtivos”, no qual debateu sobre o momento de intensa atualização técnica e de crescente pressão judicial pelo qual passa o universo da perícia de Engenharia na construção civil. 

O Adv. Holmes Nogueira Bezerra Naspolini, secretário executivo do Conselho,  moderou o painel “Impactos da Reforma Tributária para os Engenheiros, Agrônomos e Geocientistas”, onde reforçou que a Reforma Tributária, embora vista como necessária, ainda exigirá diálogo, planejamento e preparo técnico de profissionais e empresas. 

O conselheiro federal adjunto por São Paulo, Eng. Geol. Ronaldo Malheiros, participou do painel sobre “Desastres Naturais no Brasil: Governança, Prevenção, Adaptação e a Valoração dos Impactos”, e defendeu que uma governança de risco eficaz precisa envolver todas as pastas da administração pública, como meio ambiente, infraestrutura e saúde. 

O Eng. Prod. Daniel Robles, conselheiro federal por São Paulo, moderou o painel “Políticas Públicas de Arborização Urbana”, que contou com a participação do Eng. Agr. Marcelo Leão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ – USP) e da Eng. Agr. Giuliana Del Nero Velasco, pesquisadora no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de SP (IPT-SP), além de outros convidados. Robles ainda moderou o painel “Estratégias de inovação, profissionalização e fortalecimento institucional para Entidades de Classe”. 

Instituição e profissional paulistas foram homenageados 

A valorização da trajetória de grandes nomes da Engenharia, Agronomia e Geociências teve um momento especial no evento, durante a cerimônia de Láurea ao Mérito 2025. 27 profissionais e instituições tiveram seus legados destacados, entre eles, dois indicados do Crea-SP. 

O Eng. Augusto Carlos de Vasconcelos Nascimento, pioneiro na implantação do sistema de concreto pré-moldado no Brasil, foi nomeado no Livro do Mérito, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), recebeu menção honrosa, sendo lembrada por sua contribuição na formação de profissionais e empenho na pesquisa científica em São Paulo e no país.    

Membros da delegação Crea-SP compartilharam suas experiências  

O balanço dos profissionais paulistas sobre o evento foi muito positivo e destacou o aprendizado intenso e o networking. Confira os depoimentos:  

“Tive a oportunidade de conversar com profissionais de vários estados e diversas modalidades de Engenharia. Trocamos experiências e ampliamos a visibilidade sobre o mercado. Participar da SOEA foi uma experiência marcante e enriquecedora, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional”. – Eng. Eduardo Araújo, diretor financeiro do Conselho. 

“Entre os diversos debates e painéis sobre temas muito relevantes, destaco a oportunidade que tivemos de ouvir os relatos dos responsáveis técnicos por trás das grandes obras do nosso país. O evento superou totalmente minhas expectativas”. –  Eng. Fábio Teruo Yuassa, conselheiro do Crea-SP. 

“O evento trouxe muito conhecimento que podemos aplicar no dia a dia. Minha experiência foi muito enriquecedora, extremamente produtiva. Saio daqui mais capacitada, com a certeza de que estamos no caminho certo para construir um país desenvolvido”. –  Eng. Jéssica Trindade Passos, diretora de Relações Profissionais do Conselho. 

“A SOEA reforçou o papel estratégico das entidades de classe na construção de um futuro mais sustentável, digital e colaborativo. Saio com novas ideias e a motivação de aplicá-las”. – Eng. Milton Cezar Magalhães Pigati, conselheiro do Crea-SP. 

“Pude trocar experiências com diversos profissionais, inclusive com representantes de entidades de classe. Como vice-presidente da Associação dos Engenheiros de Itapeva, foi muito enriquecedor adquirir novos conhecimentos para levar e aplicar para a minha cidade. Para mim, a 80ª SOEA foi uma verdadeira imersão em conhecimento, inovação e networking”. – Eng. Francine Rodrigues dos Santos Marques, inspetora do Conselho. 

O Crea-SP já aguarda, com entusiasmo, pela 81ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, que já tem data e local definidos: de 13 a 16 de outubro de 2026, em Sergipe. 

Produzido pela CDI comunicação com informações do Confea